ProJovem – Como Aceder ao Crédito

O que é o Projovem?
É um programa de financiamento que visa potenciar os jovens empreendedores angolanos para a criação e/ ou fortalecimento de micro negócios capazes de gerar postos de trabalho, aumentar e fortalecer o tecido empresarial, o aumento do nível concorrencial dos mercados bem como o aumento da inovação.
É nesta perspectiva que o Executivo em estreita colaboração com o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), entendeu estabelecer uma parceria estratégica, cujo objectivo central se prende que seja mais um instrumento de fomento do empreendedorismo jovem com uma aposta séria na capacitação, formação, consultoria e assistência técnica e facilitação do acesso ao crédito, num perfeito alinhamento com o Plano Nacional de Desenvolvimento da Juventude 2014-2017, aprovado pelo Decreto Presidencial nº 71/14, de 25 de Março.
Público – alvo
São elegíveis ao Projovem, jovens com idades compreendidas entre os 18 aos 40 anos e que reúnam os seguintes requisitos:
– Ser cidadão nacional;
– Ser detentor de competências técnico-profissionais comprovadas (certificado do curso de gestão empresarial e técnico-profissional);
– Possuir negócio próprio estabelecido ou com uma ideia de estabelecer um negócio, de forma individual ou colectiva (Empresa legalmente constituída).
Sectores de actividade
– Agricultura, Pecuária e Pesca
– Hotelaria e Turismo
– Comércio Geral
– Indústria transformadora (micro e/ ou pequena)
– Prestação de serviços
(Ver listagem anexa) 
Como acessar ao Projovem?
. Dirija-se ao Guiché Único para a constituição da sua empresa (individual ou colectiva);
Dirija-se ao INAPEM para frequência dos cursos de Gestão de negócios;
. Dirija-se ao INAPEM  para Certificar a sua empresa;
. Apresente aos balcões do Banco do Comércio e Indústria (BCI) o seu projecto, para efeitos de financiamento.
Termos e Condições do Financiamento
Montante: Até U$D 200.000,00 (Equivalente em Kwanzas)
Período de Carência: Até 24 meses (2 anos)
Período de Reembolso: Até 60 meses (5 anos)
Período de Maturidade do Crédito: 84 meses (7 anos)
Taxa de Juros: 
Sector Taxa de Juros
Agricultura, Pecuária, Pescas, Inovação e Empreendedorismo Cultural 
7,12%
Indústria 8,27%
Hotelaria e Turismo, Comércio e Serviços, Tecnologias de Informação, Comunicação e Inovação 
9,43%
PAPEL DO INAPEM
– Competências
O INAPEM fará parte do grupo técnico de acompanhamento, e terá como competências:
. Formação e Capacitação de pequenos negócios (Gestão Empresarial);
. Consultoria na elaboração dos projectos de investimento;
. Elaboração de projectos – tipos;
. Apoio na constituição do processo de candidatura ao financiamento.
Alguma questão? Faça a sua pergunta nos comentários, será um prazer ajudar você.

9 COMMENTS

  1. no caso eu ja tenha projecto escrito, o que devo fazer para consolidar ao credito,
    e quais sao os outros projectos que se podem apresentar.

    • Ilustre tens de registrar a sua empresa no Inapem e fazer o curso de gestão e negócio do Inapem, e de pois é são seguir os passos que já publicamos no texto.

  2. Boa tarde, eu ja tenho a empresa constituida, e tenho o curso do inapem de “como iniciar e gerir a sua empresa” foi feito ja alguns anos atras, sera q serve? Obrigado pela atencao!

  3. eu que já tenho o meu negocio. quero captar financiamento quanto tempo leva para aceder o financiamento

  4. Boa tarde, eu trabalhei durante algum tempo em construção civil por conta própria, trabalhei numa empresa em móveis por medidas de cozinha e agora abri uma empresa, nas minha instalações, faço trabalhos de arquitectura, construção civil, armários de cozinha por medidas e tenho um espaço que fiz de syber cafe, mas o meu alvará é de prestação de serviços. Pretendo pedir um crédito para comprar máquina de marcenaria e carpintaria, visto que é um dos trabalhos que tem me dado mais movimentos, tem algum problema, visto que o meu alvará é de prestação de serviços?

  5. Boa tarde ilustres, eu não tenho empresa criada, mas tenho 2 (dois) projectos e todos virado em comércio e prestação de serviço e peço encarecidamente a vós, que me dê oportunidade nestes meus negocios, por favor só jovem maduro e pronto para dar o meu melhor em prol de uma Anngola com menos taxa de desempregados.

  6. Boa tarde ilustre, mais uma venho por este meio pedir uma oportunidade de vos mostrar os meus projectos, são simples e o meu financiamento não passara de mais de 4.000.000, ajudem-me por favor.

  7. Boa tarde ilustres, tenho empresa constituída , estudo de viabilidade elaborado, imóvel para hipoteca, e os 10% do valor total do crédito que pretendo ter no entanto não trabalho na área de gestão, sou médica. Posso me candidatar?!

Deixe uma resposta