Entrevista com Henriques Jorge | Empresário Agrícola

O post de hoje traz uma entrevista imperdível com o empreendedor angolano Henriques Jorge. A entrevista foi comandada e produzida pelo Aristides Lemba, fundador da Fau-me e idealizador da mil segundos.

Na entrevista, que é uma verdadeira aula de empreendedorismo, Aristides bate um papo super interessante com Henriques Jorge. Nela, eles conversam sobre as histórias empreendedoras de sucesso de Henriques, bem como falam sobre diversas dicas para quem está sonhando empreender.

Ficou curioso? Abaixo você confere a entrevista completa, que, sem dúvida alguma, tem potencial e conteúdo para mudar a vida de muita gente.

ORIGEM

1. Fale um pouco sobre as suas origens, sua família, pais, tios, primos. Existe algum empreendedor em sua família? Tem alguém como modelo? O que seus pais fazem?

Sou de uma família grande e como a família é grande, existem pessoas em todos os ramos. Acredito que em todos esses ramos é preciso ser empreendedor para que o negócio e o trabalho possam prosperar.

2.Você poderia falar um pouco sobre sua formação?Foi bom aluno? Gostava de estudar? Como você aprende mais?

Sou formado em engenharia de petróleo , pela Universidade Mhammed Bougara.Faculdade de Quimica e Hidrocarbonetos. Sempre fui uma pessoa que gostava de estudar. O jeito que mais consigo assimilar as matérias e estudar era ler a matéria, sempre procurando pontos principais para focar e entender a matéria.

CONCEITO DE SI

2. Como você se vê como pessoa? Quais suas características pessoais mais importantes para sua empresa?

Me considero uma pessoa dinâmica e sempre em busca de novidades para fazer e aprender. Acredito que o que é mais importante quando se trabalha com pessoas é ser educado, dinâmico e saber expor seu trabalho e valoriza-lo.

VISÃO

3. Como surgiu a ideia de ser empreendedor agrícola ?

Foi em uma das minhas paixões(a culinária) que decidi que deveria investir, fiz uma pesquisa de campo e vi que na cidade existiam pouquíssimas pessoas que vendiam produtos agrícolas  e que os que tinham abusavam do valor por serem únicos.  Então resolvi investir nessa area.

O TRABALHO COMO EMPREENDEDOR

4. Como você identifica oportunidade?

Acredito que as idéias mais criativas são aquelas mais simples e que mais te estimulam que te fornecem material para oportunidade de trabalho.

5. Como você aprende hoje?Tem um método próprio?

Estou constantemente a procura de novos conhecimentos e possibilidades para expandir o meu negócio .Além de fazer workshops, cursos e outros para conhecer novas técnicas e tendências.

6. Tem um sistema para a solução de problemas?

Acho que a solução para encontrar saídas para os problemas é sempre avaliar tudo que se passa no trabalho e avaliar possíveis melhoras para todos os pontos.

7. Como lida com o fracasso?

Vejo tudo como forma de aprendizado e possibilidade de melhorias. Se não deu certo daquele jeito, tenho certeza que aprendi e posso melhorar nos próximos projetos.

8. Como obtém informações sobre o que está acontecendo na empresa?E como você controla as coisas?

Estando no controle e trabalhando com tudo, consigo saber o que fazer e controlar.

9. Qual o percentual de solução representado pela tecnologia do produto? Ou seja, a tecnologia do produto representa qual percentagem do sucesso da sua empresa?

Divulgo o meu trabalho através do  facebook. É daí que vem a maior parte de encomendas e trabalhos.

ENERGIA

10. Quantas horas você trabalha por dia? Trabalha aos sábados e domingos? Você tira férias? Você pensa em se aposentar?

Geralmente encomendas são feitas em grande maioria para finais de semana, então quase sempre estou trabalhando. Férias é necessário para descanso do corpo e mente, acho de suma importância por isso sempre tiro pelo menos 20 dias para viajar e descansar.  Sobre aposentar, não penso faze-lo tão cedo.

RELAÇÕES

11. Que importância dá as relações internas e externas na empresa? E para você, qual é a importância das relações externas? Quais contatos são mais importantes: fornecedores, clientes, pessoas de influência?

É de suma importância ter uma boa relação com as pessoas, e considero desde o fornecedor até o consumidor de muita importância para o meu trabalho, pois sem qualquer um deles não é possível manter o negócio.

LIDERANÇA

12. Como você convence as pessoas a realizar o seu sonho?

Se a pessoa tem vontade de fazer algo, sempre aconselho a pensar bastante sobre o que quer fazer e como poderia ser feito, botar em pratica em escala pequena, até conseguir perceber se consegue lidar com a atividade. É preciso se dedicar e estar sempre conectado com novas tecnologias, novidades para conseguir atingir o objetivo.

13. Como descreveria a si próprio como líder da sua empresa? O que é diferente na maneira como você comanda seus negócios? O que lhe dá mais satisfação ao comandar a empresa?

Sou uma pessoa de fácil convivência, sempre estou aberto a ouvir a novas opiniões acho que isso beneficia o processo.

CRIATIVIDADE

14. O que acha do erro? Como trata os colaboradores que erram? Sua empresa erra muito?

Errar faz parte de quem esta tentando. Com eles devemos aprender. Se alguem erra, devemos procurar a causa que levou aquilo para poder aprimorar.

15. O que lhe dá mais prazer no processo de empreender? O que torna criativo?

Desenvolver meu próprio projeto, colocando nele minha marca, referencias e gostos. É importante ser você para conseguir desempenhar bem o papel e prosperar.

16. O quanto você diria que a imaginação é importante para o sucesso?

Imaginação é de grande importância para o sucesso, é ela que irá te direccionar para novos projetos e novidades que te mais te agradam.

A EMPRESA

17. Qual o fator mais importante para o sucesso da sua empresa?

A qualidade do produto.

18. Quais são as principais potencialidades e fraquezas de sua empresa?

A maior potência é a variedade de produtos e a qualidade. E a fraqueza diria que não ter uma loja física.

19. Você estabelece metas?

Sim.

20. Quais argumentos você utiliza para persuadir os clientes a comprar seus produtos?

Expresso sempre a qualidade do produto, o quanto é saboroso e com o preço acessivel.

ENCERRAMENTO

21. O que diria a alguém que está pensando em iniciar um negócio?

Você deve avaliar o mercado, mas acima de tudo, se você realmente esta disposto a correr atras de tudo e se dedicar ao novo processo. Não é fácil, pois tem muitas etapas e coisas para se fazer, mas quem esta realmente empenhado é compensador.

22. Há algo mais que você gostaria de dizer, que não foi abordado?

Acredito que as perguntas foram bem elaboradas e proporcionaram um esclarecimento total do processo.

Deixe uma resposta