9 mulheres negras que mudaram o mundo

Com o machismo  ainda tão naturalizado em nossa sociedade ( a ponto de muitos nem mesmo perceberem que ele ainda existe), é preciso muita luta, coragem e personalidade para uma mulher negra se destacar.

Conheça aqui algumas dessas mulheres que ajudaram a tornar o mundo um lugar melhor.

1 – Ellen Johnson Sirleaf
mulheres-negras

Crédito: Getty Images News

É a atual presidente da Libéria e a primeira mulher a ser eleita chefe de estado de um país africano. Foi eleita pela primeira vez em 2005 e reeleita em 2011, ano em que também ganhou o prêmio Nobel da Paz, pelo seu trabalho como a Primeira Ministra da Libéria.
2 – Oprah Winfrey
mulheres-negras

Crédito: FilmMagic / Getty Images

Oprah é apresentadora de televisão e empresária, além de ser uma das pessoas mais influentes do mundo. Ganhou múltiplos prêmios Emmy por seu programa de TV, que é o talk-show com maior audiência da história da televisão norte-americana.

3 – Dandara Zumbi
mulheres-negras

Crédito: Dosfotos / Getty Images

Dandara foi mulher de Zumbi dos Palmares e mãe de três filhos. Pouco se sabe sobre ela, mas foi descrita como uma grande e valente guerreira que auxiliou Zumbi em estratégias e planos de ataque e defesa. Dominava técnicas da capoeira e lutou em muitas batalhas a ataques a Palmares. Infelizmente, acabou se matando jogando-se da pedreira mais alta de Palmares, para não voltar à condição de escrava.

4 – Wangari Muta Maathai
mulheres-negras

Crédito: Getty Images Entertainment

Ativista política do meio ambiente no Quênia. Fundou o movimento Cinturão Verde Pan-africano, iniciativa que plantou mais de 30 milhões de árvores. Por sua luta na conservação das florestas, se tornou a primeira africana a ganhar o prêmio Nobel da Paz, em 2004.

5 – Maya Angelou
mulheres-negras

Crédito: Getty Images Entertainment

Maya foi a primeira motorista negra de ônibus em São Francisco, com apenas 17 anos. Foi também mãe solteira em uma época em que isso era pouco comum. Na década de 50, se firmou como atriz, cantora e dançarina. Maya foi também a primeira mulher negra a se tornar roteirista em Hollywood.

Foi amiga de Martin Luther King Jr. e Malcolm X e trabalhou durante anos para o movimento de direitos civis, além de ter viajado o mundo ajudando em movimentos de independência africanos.

6 – Rosa Parks

 

 

mulheres-negras

Crédito: The LIFE Images Collection / Getty IMages

Rosa Parks foi símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos durante os anos 60. Parks ganhou fama após ter recusado ceder lugar no ônibus a um branco, no ano de 1955.

7 – Jackie Joyner-Kersee
mulheres-negras

Crédito: Focus on Sport / Getty Images

Jackie Joyner-Kersee, nascida em 1962, é ainda hoje detentora de diversos recordes no atletismo, como no heptatlo desde 1986. Foi considerada a maior atleta feminina do século XX, tendo ganhado três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze nas Olimpíadas de 1984, 1988, 1992 e 1996.

8 – Harriet Tubman
mulheres-negras

Crédito: Tribune News Service / Getty Images

Conhecida como Black Moses, Harriet foi uma abolicionista e humanitária que lutou contra a escravidão e o racismo. Ela resgatou setenta escravos utilizando uma rede de ativistas abolicionistas.

9 – Angela Davis
mulheres-negras

Crédito: Gamma-Keystone / Getty Images

Angela é professora, filósofa socialista e integrante do Partido Comunista dos Estados Unidos. Se tornou famosa mundialmente pela militância em prol dos direitos das mulheres e contra o racismo.

LEIA TAMBÉM :  Mulheres empreendedoras que nos inspiram.

*Artigo publicado originalmente no site Brasil discovery. 

Deixe uma resposta