Quer ser líder? Troque ‘eu’ por ‘nós’

A liderança é a base de todo o sucesso. Segundo os grandes líderes, ninguém nasce líder, pois não é algo que esteja no DNA. A liderança tem de ser desenvolvida, construída.

Qualquer pessoa pode se tornar líder, mas isso depende de tomar iniciativas. Quando alguém joga papel no chão e você coloca no lixo, você está tomando uma iniciativa para ter um resultado, você está sendo um líder nessa situação.

LEIA TAMBÉM: 5 LIÇÕES DE LIDERANÇA DE ABRAHAM LINCOLN

Veja algumas das ações para desenvolver a liderança:

1. Diga sempre “nós” e não “eu”

Se você é líder, toda vez que diz eu, você está sozinho. Quando você diz nós, você tem o poder do grupo. Quando você comete erros, você deve olhar no espelho e dizer “eu”, para poder mudar. Quando você está falando do que faz, do sucesso, então, diga “nós” e você estará construindo uma organização de verdade. Não há nada mais poderoso do que um grupo que se move como um.

2. Escute, aprenda e mude

Os melhores líderes são os que escutam, aprendem com os outros e mudam para melhor. “Entender o que está acontecendo, ganhar o comprometimento do time, saber o que seu cliente quer, você só faz isso escutando”. É por isso que pessoas tímidas podem se tornar bons líderes, porque antes de liderar elas aprenderam a escutar.

3. Pergunte o que é preciso ser feito

Sempre pergunte o que é preciso ser feito, use essa pergunta palavra por palavra, seja claro e, então, as coisas acontecerão. As organizações sabem o que é preciso fazer e, quando o líder pergunta, verbaliza essa necessidade, as coisas ficam mais claras.

Gostou do artigo?  Deixe um cometário e partilhe nas redes sócias.

Has one comment to “Quer ser líder? Troque ‘eu’ por ‘nós’”

You can leave a reply or Trackback this post.

Deixe uma resposta