Transformamos Potencial em Resultado
contacto@fau-me.com

Afro-empreendedorismo – Empreendedores sócias precisam-se

Início BLOG Afro-empreendedorismo – Empreendedores sócias precisam-se

África é um continente com grande potencial, mas com graves deficiências, como a falta de estruturas de saúde, educação, fraca consolidação democrática, guerras e corrupção.

Os testes de esforço financeiro, são muito claros quando usados em estudos económicos, dão-nos a perceber o que acontece, no caso de crescimento do PIB, inflação, desemprego, endividamento das famílias e das empresas, desempenho dos bancos e das seguradores, preços das casas, evolução da bolsa, competitividade das exportações, etc. Embora muitos países tenham feito uma transição para a liberdade, esta não é definitivamente, uma expressão que possa ser aplicada ao mapa africano. Segundo dados da organização internacional Freedom House, dos 52 países apenas onze são classificados como “livres”. Será que os governos africanos querem mesmo assegurar o desenvolvimento da sócio- econômico de África?

Numa conjuntura como essa onde os governos não são capazes de resolver os problemas da comunidade os empreendedores sócias Africanos são chamados a desempenharem o seu papel, e aqui nasce o conceito de Afro-empreendedorismo ou seja pensar Africa e empreender para África , pessoalmente acredito que os problemas das comunidades Africanas só serão resolvidos se forem os próprios Africanos a assumirem o papel de solucionadores de problemas. Os especialistas de outros continentes que muitas vezes não são tão especialistas serão sempre uma solução de tapo buraco, pois prometem trazer soluções para os nossos problemas a troco de compensações financeiras milionárias.

Diz o ditado em Umbundo “Da ferida podre do próximo você só poderá sentir o cheiro e nunca a dor” ou seja dos nossos problemas somente nós sentimos na pele o sofrimento.

Definição de empreendedor social

A acção do empreendedor social é descrita por diversos autores como a criação de estruturas económico sociais viáveis que criam e sustentam benefícios para a população (Fowler, 2000; Leadbeater, 1997; Thake e Zadek, 1997) ou seja o empreendedor social focaliza se num duplo objectivo: criar riqueza enquanto melhora as condições de vida da população. Para tal, assume um papel de agente de mudança no sector social em que opera (Dees et al., 2001), com o objectivo claro de transformar os bairros e as populações que servem (Ashoka, 2002).

Em resumo, e de acordo com Dees (1998), os empreendedores sociais, no seu papel de agentes de mudança, têm cinco objectivos principais: criar um empreendimento que tenha impacte na comunidade e que seja capaz de suster esse mesmo impacte; ser capaz de reconhecer e explorar novas oportunidades que sirvam a missão principal do empreendimento; ser capaz de manter um contínuo processo de inovação; não ser influenciado pela falta de recursos para atingir os objectivos propostos; e, por último, demonstrar um elevado sentido de responsabilidade perante todos os que estão ligados ao empreendimento – clientes, colaboradores, fornecedores, voluntários, parceiros e entidades doadoras.

Afro-empreendedorismo 

O vídeo a seguir mostra a fantástica história de William Kamkwamba, um jovem que aos 14 anos decidiu “sair do lugar” e mudou para melhor a vida de muitas pessoas, seja pelo impacto direto de suas ações ou pelo exemplo de empreendedorismo que já inspirou muitas pessoas em todos os continentes.

William nasceu em Malawi,  país mais pobre do mundo segundo relatório de 2005 do FMI, passou fome junto com sua família e mesmo assim conseguiu construir sozinho 2 moinhos de vento que geram energia pra sua casa e irrigam plantações de sua vila.

Essa história comoveu jornalistas do mundo inteiro e William teve a oportunidade de fazer parte de um grupo de jovens em um treinamento sobre lideranças na África do Sul. Hoje com 22 anos, ele conta sua história nesse mini-documentário:

O binômio ( pessoas + conhecimento) é a verdadeira alavanca que pode mover África

 

(Continua )

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: